quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Como escolher um bom computador



Acertando na Escolha do Processador 
 
O que é um processador? Para que serve? Qual o diferencial no computador? Normalmente sou solicitado a prestar consultoria de informática para quem pretende comprar um computador ou fazer um upgrade em sua máquina; 

Percebo que a grande maioria dos meus solicitantes considera em suas escolhas o preço, memória do PC ou Notebook, HD e até o sistema operacional, poucos, porém, são os que se preocupam realmente com um componente que fará o grande diferencial na máquina: O Processador.
Talvez o que leve o usuário comum a não prestar atenção neste importantíssimo item, vem a ser o desconhecimento de sua função, logo, não passa a ser do interesse destes qual processador estará comprando, contanto que sua nova máquina tenha espaço de sobra para armazenar, e memória de sobra para gastar... esta é uma despreocupação até o momento em que necessita de uma resposta mais urgente do computador, aí chega a vez das lamúrias, estresse, irritação, tudo porque o consumidor deixou de observar aquilo que de fato vem a ser o cérebro de sua máquina, e só então percebe que seu computador é um AUSTRALOPITECOS e não um HOMO SAPIEN SAPIEN!
Como havia falado, o Processador tem o dever de raciocinar pelo organismo chamado Computador, ler e efetuando cálculos, executando as instruções de programas, tomando decisões, etc. Os primeiros processadores criados eram um conjunto de circuitos elétricos, composto por milhares de transistores, fazendo com que fossem tanto caros quanto volumosos; Hoje os Microprocessadores são compostos de circuitos integrados que permite à miniaturização elevada, facilitando deste modo a produção em massa do que hoje chamamos de Computador Pessoal. É o processador que determina a potência do computador, dependendo ainda da Família (Número e tipo de componentes) e de sua Freqüência (Velocidade); Portanto, adquirir um PC ou Notebook sem observar que Processador está levando para casa, é assumir o risco de estar levando um NOVO OBSOLETO, ao invés de um tão esperado presente.
Por exemplo, quem olha muito para preço, consegue encontrar ótimos computadores com 4 GB de Memória RAM, 500 de HD, etc., porém estará levando um processador que desperdiçará o potencial aparentemente robusto desta máquina; Suponhamos que determinado pai compra para seu filho um computador como presente por este ter passado em determinado ano letivo, o filho fica eufórico com o tamanho do HD, surpreendido com a quantidade de Memória RAM, e assim como o pai, deixa de observar o processador da máquina; com o desenrolar do tempo, este menino se interessa por determinado programa que exige um desempenho em uma resposta mais rápida do PC para executar seus scripts, ler seus gráficos , atender as instruções do programa, porém, quando este programa é instalado (que pode ser um jogo ou um programa de edição gráfica, por exemplo), o computador começa a travar, fica lento, etc., etc., só então cairá a ficha de que aquele computador não é tudo aquilo que prometia. Ao tentar amenizar o embaraço o pai leva a máquina ao especialista e descobre que para melhorar o desempenho da máquina terá que desembolsar COM UM COMPUTADOR NOVO, um dinheiro que não esperava com placas de aceleração de gráficos, mais pentes de memórias, entretanto, o processamento continuará sendo o mesmo, pois o sua placa mãe não aceita um Processador mais evoluído, onde apenas ele poderia resolver rapidamente o problema de resposta da máquina com determinado programas.
Visando esta realidade, decidimos então postar aqui uma orientação rápida e direta para orientar de forma consciente o consumidor que além de olhar para o preço, preocupa-se com o desempenho que o PC/Notebook poderá lhe proporcionar. Hoje quem adquire, por exemplo, um PC/Notebook Intel Celeron® está adquirindo um Obsoleto, já que não são compatíveis com a tecnologia dos Processadores de dois núcleos, disponíveis apartir do Pentium D Cedar Will, passando estes que possuem esta tecnologia os ditames da evolução de Microprocessadores atuais.

Veja o Gráfico sobre os processadores no Blogue:
http://blog-do-consumidor.blogspot.com/2011/08/saiba-escolher-seu-pc-ou-notebook.html
Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário